sábado, 12 de outubro de 2019

Sabadao na periferia....


Morar na periferia  e uma aula de sociologia diária.  Comprar  na feira de sábado e particularmente educativo: frutas, verduras não tem a mesma bela aparência das feiras dos bairros dos endinheirados. O rosto cansado dos vendedores não contrastam com o dos seus consumidores; ambos trabalhadores cansados pela longa jornada para garantir o sustento da familia. Ha, no entanto, um certo charme no gingado das mulheres que empurram carrinhos desviando-se  de sacolas multicoloridas.

Garotos ganham trocados guardando carros na ruas paralelas e transversais, enquanto outros se escondem em vielas com forte cheiro de urina, maconha e pedras de crack. Corpos esqualidos,  rostos envelhecidos na flor da juventude passeam sua miséria existencial sem pedir licença. A moça linda, toda tatuada e com  belas pernas e seios generosos  e escaneada por olhares nervosos, nenhum pouco sedutores,  enquanto desce do carro ultimo tipo do marido. Ou seria do namorado?

O boteco da esquina esta lotado de homens de camiseta regata e chinelos que imitam as famosas havaianas. A barriga saliente atesta o apreço pela cerveja e pela branquinha que o rosto de sulcos profundos lembra ser a companheira de longa data. A linguiça nadando em oleo envelhecido e o pao amanhecido enganam a fome. Outros se arriscam no pastel nada apetitoso. O cachorro observa tudo atentamente esperando por algumas migalhas pra matar a fome.