quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O segredo mais bem guardado

“Our best kept secret” segundo alguns autores americanos, a doutrina social da igreja poderia ser melhor descrita, na república da monte alegre, como desconhecida pela maioria dos estudantes. Se no ambiente universitário, nominalmente católico, isto acontece, não é difícil imaginar o que ocorre em outros ambientes.

Qual o motivo para este desconhecimento da doutrina social da igreja?

Uma “pista” é dada por Catão, em um livro publicado em 1985. Ele argumenta que “a doutrina social da igreja desempenhou papel importantíssimo, muitas vezes desconhecido ou menosprezado por certos autores e correntes, inclusive no campo da própria teologia da libertação”(p.22), sendo ela criticada por “ser pouco cientifica nas suas análises da realidade social, basear-se em princípios doutrinários abstratos e não ter sabido inspirar uma ação eficaz”(p.23). Catão parece discordar destas críticas ao afirmar que “essas apreciações me pareceram sempre demasiado apressadas e, sobretudo, carentes de perspectiva histórica”(p.23).

Tomando “a deixa” de Catão em relação a perspectiva histórica, talvez, fosse o caso de explicar o interesse, recente, pela doutrina social como uma conseqüência dos eventos de 1989. Em um mundo acadêmico pós - marxista, a doutrina social volta a ser atrativa e, quem sabe, pode ocupar seu lugar de direito no mercado de idéias da república da monte alegre