segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Criação e distribuição de riqueza

Um querido ex-professor, católico de esquerda e neo-marxista, uma vez me disse que a economia de mercado era o melhor sistema econômico para criar riqueza mas o pior para distribui-la. Concordo com a primeira parte e parcialmente com a segunda: é um dos piores, mas não o pior, este prêmio eu entregaria aos países do antigo “socialismo realmente existente”.

Há , naturalmente, diferentes modelos de economia de mercado. Em alguns deles, principalmente nos países em desenvolvimento, injustiças e mazelas sociais parecem indicar que uma alternativa socialista estaria na ordem do dia. Contudo, as poucas experiências socialistas são desanimadoras no aspecto econômico e social. É verdade que a Guerra Fria em nada ajudava, mas será que este realmente era o problema?

Para Rosa Luxemburgo a justificativa do socialismo encontrava-se na sua superioridade econômica em relação a economia de mercado. Sem ela o socialismo seria apenas mais uma opção moral para resolver as mazelas sociais. A experiência histórica não parece confirmar tal superioridade e somada a reflexão teórica a partir de Hayek confirmam o papel fundamental do sistema de preços livres para o bom funcionamento do sistema econômico.

Naturalmente, a questão colocada pelo meu ex-professor é importante e ainda espera por uma resposta: como resolver o problema da distribuição da riqueza criada pela economia de mercado sem a eliminação do sistema responsável pela sua criação.