A turma do "gasto é vida" esta em festa devido ao dado da inflação de Agosto. Comemoram, também, o que seria mais uma demonstração da irrelevancia da macroeconomia maintream. Esquecem ou desconhecem, que o resultado, em nada altera, o horizonte relevante da política monetária. É cansativo ter que repetir sempre o obvio, mas fazer o que: mesmo com o facil acesso a literatura, aparentemente, não encontram tempo pra estudar a literatura relevante na area.
O BC deveria aumentar a selic na proxima reunião, mas não tenho certeza se tomara esta decisão. Ajudaria sem duvida a reduzir o deficit de credibilidade do novo presidente do BC. Mas ele tomara posse somente no proximo ano, observa alguns, mas esquecem que ele já foi escolhido e alem disto ocupa a importante diretoria de política monetária. Como é um colegiado o que conta mesmo é capacidade de argumentar e procurar uma posição de consenso: colegiado divivido é sempre muito ruim.
Não tenho duvida que o meu ex-aluno GG manterá a mesma linha de política monetaria e evitará o canto de sereia da heterodoxia seja ela qual for( marxista, mmm, desenvolvimentista, ect). Deixara muitos desapontados, como é o caso do Serra que o acolheu no seu governo, mas fará a coisa certa e isto é o que conta.