terça-feira, 30 de setembro de 2014

Liberdade de opinião.

O comentário de um candidato  a Presidencia da República, em debate recente na tv,  causou enorme controversia e reações que  mais uma vez confirmam o pouco apreço, no grande bananão, pela liberdade de opinião.  Confesso, que este tipo de reação já não  me surpreende mais , assim como comentários que estariamos vivendo em um regime ditatorial.  Porque deveria?  A falta de memória é fato bem conhecido nos tristes trópicos, assim como o desconhecimento da filosofia política de matriz liberal.

Não vou entrar no merito das afirmações do candidato, mas me parece que se trata de liberdade de opinião. Ainda mais em se tratando de um debate politico onde, se espera, que o candidato tem o direito de expressar suas opiniões que serão aceitas ou rejeitadas pelos eleitores.

Liberdade de opinião existe, justamente, para proteger opiniões com as quais a maioria ou segmento dela não concordam.  Isto é ,naturalmente, o obvio ululante, mas ate isto, por estas bandas, tornou-se - se é ainda que algum dia deixou de ser -  controverso. Terra estranha, a nossa, onde prosperam, em profusão, jabuticabas exóticas.

A situação é diferente no ambiente de trabalho privado, regulamentado pela CLT e pelo contrato de trabalho que, em varias empresas, com o intuito de proteger a sua imagem,  inclui clausula moral.