Quer dizer que o Presidente tem a argúcia do Matuto. É naturalmente um elógio, mas matuto é sinonimo de Caipira e tem, também, outros significados, segundo o velho Aurelio: sujeito ignorante e ingênuo; acanhado, tímido, desconfiado. Bresser refere-se, me parece, ao último conjunto. Não deixa de ser curioso à menção a matuto em um país fundamentalmente urbano. Seria uma homenagem ao nosso grande e esquecido Mazzaropi e seu Jeca Tatu?
Bresser está pessimista demais e erra a mão na análise do cenário macroeconômico nacional: " o mais grave, porém, é que não é um crescimento com estabilidade". Parece que ele esta falando de outro país, tão pouco a reclamação a respeito do crescimento econômico faz sentido. Poderia ser maior - é verdade- porém, números chineses é coisa do passado, já que o país se encontra em outra fase do processo de desenvolvimento econômico.
Melhor ser pessimista que otimista, diria um amigo, mas a desconfiança expressa no artigo tem um tom conspiratório para o qual não encontro justificativa.