segunda-feira, 28 de março de 2011

Curso de graduação em economia

É noticia velha, mas vale sempre repeti-la: a procura pelos cursos de graduação em economia continua em queda. Universidades muti-campi oferecem, no máximo, o curso em apenas um campus e várias uniesquinas tomaram a decisão empresarial de fechar o seu curso de economia. A abertura de alguns cursos direcionados a elite de modo algum altera, significativamente, esta tendência, mas pode indicar um caminho às instituições tradicionais para evitar que se repita o que ocorreu com os cursos de graduação em ciências sociais , filosofia entre outros.

Curiosamente, a procura pelo curso de graduação em economia , não apresenta o mesmo problema em outros países. Em geral o movimento é exatamente na direção oposta: forte demanda pelo curso. É claro que é uma realidade totalmente distinta da nossa em que a graduação é fortemente especializada.

Estranhamente, os conselhos de classe não apresentaram nenhuma proposta concreta para solucionar o problema e parecem fazer de conta que ele não existe. Enquanto a graduação em direito e medicina é pré-requisito pra lecionar na graduação dos respectivos cursos, o mesmo não acontece com a economia, apesar da legislação que regulamenta profissão de economista incluir docência de disciplinas de economia como exclusivas do graduado em economia. Alias, não raro sequer é exigido alguma formação em economia( graduação, mestrado ou doutorado). Não surpreende, portanto, a opção por outro curso na graduação, relegando a formação em economia somente para o mestrado e doutorado. Mas, este, não me parece, contudo ser a melhor explicação para o problema.


O conteudo programatico dos cursos de graduação em economia parece ser o grande responsável pela pouca atratividade do curso, alem, é claro da obrigatoriedade do TCC. Por varias razões os cursos optaram pela inclusão de varias disciplinas de história/ciências sociais em detrimento de disciplinas da área de finanças, monetária, internacional, entre outras ligadas ao mercado ou "market friendly", abrindo o caminho para o surgimento, com grande sucesso, dos cursos de graduação em administração. Não se trata, obviamente, de repetir o erro e excluir disciplinas, mas encontrar um solução que permita a mudança de rota. Não fazer nada ,seguramente, não é a melhor opção.