quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Don't cry for me Argentina


A situação na Argentina não anda nada boa com greves, falta de confiança nos dados econômicos divulgado pelo governo, etc... A esta extensa lista de problemas foi acrescentado mais um item que poderá ser explosivo e com consequencias além do caso argentinho. Trata-se da vitoria de credores da divida pública argentina que recusaram a proposta de reestruturação e optaram por recorrer aos tribunais. A decisão não é definitiva, já que ainda é possivel recorrer a Corte de Apelação e ao STF americano. Se a decisão for mantida, a Argentina será obrigada a pagar 1.3 bilhões de dolares, se recusar, não podera pagar os credores que aceitaram o acordo de reestruração da divida pública: paga à todos ou não paga a ninguem. É uma situação complicada que poderá levar o governo argentino a escolher, por motivo político, o caminho do default e continuar sendo um paria no mercado internacional.

Foi uma decisão infeliz do juiz que privilegia injustamente credores abutres em detrimento daqueles que aceitaram negociar e poderá tornar ainda mais complicado os acordos de reestruturação de divida soberana, alem de ser um incentivo para que outros descontentes recorram também aos tribunais.

A reação argentina, diante da gravidade da decisão, foi correta e contou, inclusive, como o apoio da oposição. É, sem sobra de dúvida, como afirmou o Ministro da Economia: "a kind of legal colonialism". Não acredito que será mantida, porém, em se tratando do Imperio tudo é possível.