sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

EUA comemoram o bicentenário de Poe

Cinco grandes cidades norte-americanas preparam celebrações do bicentenário de nascimento do autor americano Edgar Allan Poe, nascido em Boston em 19 de janeiro de 1809. Ele foi criado principalmente em Richmond, no Estado da Virgínia. Adulto, migrou entre Richmond, Baltimore, Filadélfia e Nova York.
Os 200 anos de nascimento do autor -famoso por contos macabros e poemas como "The Raven" (o corvo)- serão festejados nessas cinco cidades. Os eventos começam em janeiro e continuam durante o ano, incluindo performances, novas exposições em museus, leituras, debates acadêmicos e, em Baltimore, uma encenação do funeral de Poe -desta vez para marcar os 160 anos da obscura morte do autor.
Os festejos em torno de Poe incluem um debate sobre os lugares mais importantes de sua vida e obra. Baltimore, onde Poe morreu em 1849 em circunstâncias misteriosas, tem o túmulo do autor e a pequena casa onde ele viveu aos vinte e poucos anos.
Há também casas em Filadélfia, onde Poe escreveu algumas de suas histórias mais conhecidas, e em Nova York, onde o escritor viveu seu grande sucesso literário. Richmond tem um museu sobre ele. Boston não ostenta grandes atrações além de uma placa perto do local de nascimento.
Para promover Poe, nenhuma cidade consegue competir com Baltimore, que batizou seu time de futebol de "Ravens" (corvos) em homenagem ao autor. A cidade também tem uma tradição em torno dele que fascina o público - a cada ano, um visitante misterioso deixa meia garrafa de conhaque e três rosas vermelhas no local original de seu túmulo - os restos de Poe foram levados para outro local do cemitério em 1875.
Ali permanecerão os restos mortais, apesar do pedido de um acadêmico de Filadélfia, Edward Pettit, para que eles fossem transferidos para essa cidade, onde ele escreveu alguns de seus melhores trabalhos. Se os ossos de Poe deveriam ser removidos é uma questão que será debatida no próximo dia 13, durante evento na Free Library, em Filadélfia, com a presença de Pettit.

Eventos
Em Baltimore, uma celebração do aniversário do poeta se estenderá por três dias no Westminster Hall.
Entre os destaques, haverá um tributo a Poe e seu trabalho pelo ator John Astin, conhecido por seu papel como Gomez Addams no seriado de televisão "Família Adams".
O Museu Edgar Allan Poe em Richmond ficará aberto por 24 horas no dia do bicentenário de nascimento. Em Filadélfia, o Sítio Histórico Nacional Edgar Allan Poe, que abriga uma casa alugada pelo autor, vai reabrir com novas exposições após uma renovação.
A Bronx County Historical Society planeja uma festa na chamada Poe Cottage, no Bronx, em Nova York.
O Boston College terá palestras de acadêmicos e a exibição de um novo filme inspirado na vida do autor. Em outubro, Baltimore vai marcar os 160 anos da morte de Poe convidando o público para ver uma réplica do corpo do escritor na Poe House. O "corpo" será levado por carruagem puxada por cavalos até Westminster Hall, dando ao escritor o enterro apropriado que ele jamais teve.
O calendário das comemorações nos Estados Unidos pode ser conferido em sites na internet. Há páginas com as atividades em Baltimore (http://poebicentennial.com e www.nevermore2009.com), Boston (www.bc.edu/schools/cas/english/poe2009.html), Nova York (www.bc.edu/schools/cas/english/poe2009.html), Filadélfia (www.nps.gov/edal) e Richmond (www.poe200th.com).

Mistério
Nada pode competir, porém, com o mistério do homem conhecido apenas como "Poe Toaster" (em tradução livre, o homem que brinda Poe) -aquele que coloca o conhaque e as rosas no túmulo.
Embora seu tributo anual não esteja listado entre os eventos oficiais do bicentenário, é provável que ele atraia centenas de pessoas interessadas em dar uma olhada no visitante misterioso. O túmulo original de Poe não é avistado da rua, e o visitante misterioso sempre aparece quando o cemitério está fechado, nas primeiras horas do dia.
Jeff Jerome, curador da Poe House and Museum, estará em Westminster Hall, a antiga igreja adjacente ao cemitério, com alguns convidados. Ele não vai permitir a entrada do público ou de jornalistas no prédio. Jerome afirma que não conhece a identidade do fã misterioso de Poe e que não faz nada para auxiliá-lo. Ele diz respeitar o tributo e esperar que a multidão que normalmente se aglomera do lado de fora do cemitério faça o mesmo.
Pettit fazia parte da multidão no local em janeiro passado e conseguiu um vislumbre do fã misterioso de Poe enquanto ele entrava no cemitério. Ele não viu como o homem saiu do local. Pettit acredita que o visitante misterioso tentará enganar a multidão aparecendo no local ou mais cedo ou mais tarde do que costuma.

Fonte: FSP