quinta-feira, 9 de outubro de 2014

É cedo pra apontar um vencedor, mas o tucano é o favorito...

Como havia mencionado em um post no facebook, Aecio saiu na frente, com apenas dois pontos percentuais de diferença. Empate técnico. Resta saber se atingiu seu teto ou se curva continua ascendente.  Somente com a próxima pesquisa será possível tirar esta dúvida e tenho uma idéia mais clara do atual panorama. Ele, na minha modesta, avaliação continua sendo o favorito, mas a eleição  deverá ser disputada ate os últimos dias.  

Eleição emocionante segundo alguns, decisivo argumentam os pessimistas de plantão, mas o fato é que, como bem lembrou Mario Mesquita, independente do resultado do segundo turno, já sabemos quem é o grande vencedor: o PMDB. Este é um dado importante  ignorado nos vários cenários a respeito de um possível governo tucano. Sem a magica do real e em um cenário externo que tudo indica será complicado no próximo ano,  a próxima administração não será um passeio  o que coloca o retorno do Lula em 2018  como praticamente inevitável.

Arminio no Valor, repetiu o velho receituário pre crise de 2008 e pisou em varias cascas de banana  e se continuar nesta tocada dificilmente terá vida longa em um hipotetico governo tucano. Já vimos este filme na eleição do Lula em 2002. Quem fala demais, corre o risco de ser defenestrado antes da posse. É  cedo, muito cedo, para apontar um vencedor, apenas reconhecer o favoritismo tucano, mas em política e nesta eleição cheia  de surpresas  duas semanas é, definitivamente, uma eternidade.