quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Nem todos os gatos são pardos...

Apesar de discordar da linha de política econômica,  sou obrigado a reconhecer que a atual situação econômica do pais esta muito longe do quadro a la greco pintado pela oposição. Não é seguramente uma brastemp, mas seria o suficiente para, em outro pais,  eleger o incumbente.  Curiosamente, não é o caso no grande bananão. Ta ai um enigma a ser decifrado pelos colegas sociologos e cientistas políticos.

Um outro enigma  é a resistência do candidato a uma serie de acusações em relação ao seu comportamento: suspeita em relação a drogas levantada na famosa edi ção do programa roda viva da tv cultura, a recusa em fazer o teste do bafometro no Rio, construção de aeroporto( segundo a FSP) na propriedade de um familiar que, também, controlava o seu acesso, entre outras. Se esta é uma eleição em que questões de cunho moral tem papel fundamental, porque nada disto cola na imagem do candidato da oposição.

É verdade que acusações da candidata a reeleição tem o problema da credibilidade: o eleitorado as veria como parte do jogo sujo do processo político eleitoral e, portanto, as ignoraria por completo. Mas, não é o caso da maioria das acusações que antecedem ao processo eleitoral e foram feitas por orgãos da imprensa, sabidamente, simpáticos ao candidato da oposição.  Aparentemente no caso dele, vale o efeito teflon que,  não se mostrou forte no caso da candidata Marina.

O histórico de comportamento moralmente questionaveis por parte do  candidato da oposição, em outros países, seria o suficiente para coloca-lo fora do paréo. Aqui não parece ser importante. O motivo, me parece ser o forte discurso de odío contra a Presidente e seu Partido.  É algo que ainda nos choca, mas que faz parte da vida politica em paises como os Estados Unidos e  Reino Unido por ex. Ele veio pra ficar e tem o aspecto positivo de permitir a saida do armario de intelectuais conservadores que  durante  muito tempo  foram vistos como dignos representantes do pensamento de esquerda.

Sem dúvida é uma eleição emocionante, com dois candidatos disputando cabeça a cabeça.