quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Banana Republic



A perda do grau de investimento era uma cronica de morte anunciada. De quem é a culpa?  De todos, naturalmente, mas a maior parte deve ser debitada na conta da DilmaI, que afinal,  pariu o problema. A oposição ao fazer tudo que estava ao seu alcance pra sabotar  o ajuste fiscal, pra não falar da recusa em aceitar o resultado das eleições,  é responsável pelo agravamento do cenario político, com forte impacto sobre o econômico. Em outras palavras, a chamada classe política, é a grande responsavel pela opera bufa em que estamos.

A turma que causa um serio estrago na imagem e reputação dos raros heterodoxos que são  ótimos economistas, deve estar soltando rojões para comemorar a segunda perda do grau de investimentos. Imaginam que com esse resultado Levy será derrubado e o seu posto ocupado por um bravo heterodoxo que não domina os rudimentos da teoria econômica.  Confesso que não tenho a imaginação  necessaria para vislumbrar qual seria a alternativa desta banda nefasta dos heterodoxos. Mas, duvido que o resultado seja menos desastroso que o produzido pela famigerada nova matriz econômica.

Estava precificado e alem do mais, no atual cenário de instabilidade política  é refresco perto do que poderá acontecer, a depender do que será  decidido pelo STF.  Será que estamos condenados a ser uma República de Bananas?