sexta-feira, 20 de março de 2009

Novidades no front Ocidental

Queda de arrecadação, alteração do valor esperado do PIB para este ano e a inevitável mudança no valor do superavit primário. Noticias que deixam alguns loucos do Cati muito felizes. Os numéros da arrecadação não é surpresa para ninguem, tão pouco a revisão do PIB: cá entre nós 2% ainda é um número muito otimista, não espero um número negativo, mas muito mais próximo do zero. Ah! é claro não resiste, e resolvi colocar minha colher neste angu.

Falando em otimistas, vale a pena ler a coluna do Mendonça de Barros, na Folha, de hoje. Análise honesta e interessante com um final bem otimista, no campo do que ele chama de "certezas menos certas": " a economia brasileira poderá voltar a crescer, mesmo que modestamente, ao redor de 3% ao ano, na virada de 2009 para 2010". É possível? Tenho lá minhas dúvidas, mas a história econômica do grande bananão é cheia de surpresas. Algumas ruins, a maioria, felizmente, são boas. Esta pode ser mais uma delas.

Já no imperio as coisas vão de mal a pior. Por enquanto o máximo que se alcançou com uma serie de medidas, algumas heterodoxas, foi simplesmente ganhar tempo. Sem uma solução adequada para o setor bancário é dificil ver luz no fim do tunel.