quinta-feira, 14 de julho de 2011

Zona do Euro e o Imperio..

A situação na zona do euro continua delicada com risco de contágio ate a solução do problema grego. No caso da Italia, a aprovação relampago do plano de austeridade deverá ser o suficiente para retira-lo do foco sendo o seu lugar, provavelmente ocupado - mais uma vez - pela Espanha, cujo yields alcançaram um nível que, se mantido por algum tempo, coloca a sua economia em um caminho insustentável. É um ataque e como em outros casos, a capacidade de reação da vitima é testada e os bucaneiros coletam os seus ganhos e partem a procura da próxima presa.

A França tem uma economia solida, mas nem por isto está imune à ataques: a exposição dos bancos franceses, no problema grego, é significativa e bem superior à dos alemães. Uma outra informação importante é o resultado do teste de stress dos bancos que deverá sair na sexta-feira. Poderá ajudar ou a piorar bastante o cenário já complicado da zona do euro.


No Imperio as sandices continuam, mas acredito que uma solução ainda é possível antes do 2 de agosto. Não é otimismo vazio, mas simplesmente bom senso: eles são loucos, mas não rasgam dinheiro.