quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Certas palavras

Desenvolvimento, Desenvolvimento. Ela parece estar ocupando o espaço da palavra globalização nos títulos de livros da área econômica. Acho estranho, parece um retorno ao passado, aos sonhos e promessas, não cumpridas, do desenvolvimento. Não seria mais apropriado falar de retomada do crescimento econômico? Por que insistir no uso desta palavra sem a devida qualificação?

Continua ausente, como antes, a problematica distributiva. Estariamos assistindo ao retorno das teses do bruxo em plena república do ex-torneiro mecânico? E pensar que esta foi uma questão importante, quando ainda pensavamos em construir um país menos injusto. As diversas variantes do socialismo marxista, mostraram-se desastrosas e foi um grande erro considera-las a porta para o paraiso. Condição necessária e suficiente, sabemos, nunca foram , exceto, quem sabe, para a barbarie.

Alguns, ainda movidos pelo auto-engano, insistem em negar o resultado trágico. Fazer o que. Há quem ainda persegue moinhos de ventos e acredita em fadas...