Demorou, mas finalmene a moody´s concedeu ao Brasil o chamado grau de investimento. É verdade que ele já era esperado, mas recebe-lo em um momento em que as economias maduras ainda patinam na recuperação da recente crise econômica, torna-se ainda mais importante.
A consequência obvia é tornar o Brasil um porto ainda mais seguro aos capitais que circulam o mundo em busca de um ótimo retorno com risco baixo. O país já era um dos "darlings", agora a tendência é tornar-se ainda mais atraente. O real que já andava valorizado tende a valorizar-se ainda mais. Há pouco que se fazer, é o preço do sucesso da política econômica tão criticada pela turma que se passa por economista em Barão Geraldo e alhures. Comprar dolares e aumentar as reservas não resolve, naturalmente, o problema, mas é uma política recomendável, já que um grande volume de reservas nunca fez mal a ninguem.
O fato é que o Brasil esta se tornando cada cada vez um país normal. Como isto é uma grande novidade, ainda espanta,... coisas do grande bananão