sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Pré-sal e Petrobras

Confesso não entender o fuzue sobre a exploração do pré-sal e as criticas à participação da Petrobras. Ela é a responsável pela descoberta, domina a melhor tecnologia na exploração em aguas profundas e, também, é uma empresa eficiente. Estatal, mas competente. Há muita emoção, dor de cotovelo da oposição e pouco uso da razão nesse debate.

Há, contudo, questões a serem resolvidas: o direito dos minoritários, a capitalização da empresa e o impacto sobre o câmbio, mas nada disto explica a reação histérica de figuras conhecidas...

É sempre bom lembrar que o petroleo ainda é um insumo estratégico e que a empresa com direitos à exploração de grandes reservas sempre estará sujeita a rigoroso escrutínio do Estado, independente dela ser de propriedade privada ou estatal. Neste ramo de atividade, ainda, prevalece a doutrina do Interesse Nacional. Um bom exemplo é a reação americana a participação chinesa neste mercado. Somente a má fé ou a falta de informação explicam a argumentação contrária. E isto é o que não falta nos tristes trópicos.