quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O esgoto do esgoto...e o grande desafio

O Partido "Piores Salários Do Brasil", é curiosamente o que mais abriga ex-militantes do esgoto do esgoto da política nacional, os ex-comunistas do PCB, a melhor escola de quadros da direita brasileira. Há quem ainda fica surpreso com esta informação. Não seria o PT? De fato há varios ex-membros deste equivoco histórico, ou havia, principalmente no Rio, coincidentemente vários deles envolvidos nos escandalos da atual administração o que de modo algum me surpreende: moralidade e etica nunca foi o forte do pensamento marxista.

A baixaria da campanha do candidato da Nova e da Velha direita também não me surpreende, ao contrário, era o esperado já que os stalinistas tem uma longa história de praticas de assassinato de carater, mentiras, difamaçôes, etc, que primam pelo profissionalismo ausente em táticas parecidas, mas amadoras, usadas pela Velha Direita. A eficiência é duvidosa, mas em eleição disputada é suficiente para garantir o resultado esperado. Aliados ocasionais serão, naturalmente, trocados por outros mais convenientes.

Como mencionado em outros posts, continuo onde sempre estive: do lado daqueles que defendem uma sociedade mais justa e solidaria, porem, sem as ilusões que tinha aos 20 e poucos anos em relação ao marxismo em relação ao qual compartilho a avaliação do Kolakowski: a grande fantasia do seculo xx, ou seria mentira? Acho que a resposta seria a duas. Pensar um agir católico pós catolicismo marxista, sem cair na tentação de um retorno a um período de ouro que nunca existiu é o grande desafio do intelectual católico brasileiro, na minha modesta opinião.