quarta-feira, 20 de maio de 2009

De esquerda, mas católico...

No fim semana um amigo me apresentou como "um economista de esquerda, mas católico". Hoje no seminário em Barueri, meus alunos apresentaram uma opinião diferente: voce é de direita. Desta vez não fiquei surpreso. Na primeira vez, quando havia , recentemente, retornado da Inglaterra, a surpresa foi grande. Afinal meus amigos e colegas em Oxford me consideravam não apenas de esquerda, mas, também, marxista. É verdade que minha orientadora, me achava neoclassico, mas de esquerda. Quem tem razão? Acho que meu amigo.

Não assumir posições populistas e manter-se fiel a teoria econômica aceita pela maioria dos economistas mundo afora, parece ser uma receita perfeita para ser colocado no campo da direita. Não é agradavel, mas pior julgo ser colocado no campo da heterodoxia de galinheiro. Felizmente esse não é o caso do meu colega de seminário: um jovem economista marxista, mas que em se tratanto de análise macroeconômica é um ótimo keynesiano puro sangue, o que, alias, diz muito sobre a irrelevância da economia marxista. Não sei se ele concorda, mas... em nada altera a sua excelente apresentação. Ainda há esperança...