Abro o jornal e la esta a manchete sobre o setor externo: era o único aspecto negativo dos dados comércio internacional e foi justamente o escolhido pelo jornal da Ditabranda. Era naturalmente esperado, afinal manufaturados é o setor mais fortemente atingindo pela crise, motivo de contração de economias importantes como a alemã e a japonesa, por ex. Portanto, nenhum novidade.
O ponto positivo é a recuperação espetacular das exportações em relação ao mês passado;14,8 e pequena queda nas exportações;-5,6. Em momento de forte retração no comércio internacional, os números são muito bons. Eles são explicados pelo bom desempenho da economia chinesa, o que, alias, não deixa de ser surpreendemente, mas são, tambem, o resultado de um longo processo de diversificação das pautas de exportação, que por sinal ainda continua ocorrendo.
Há quem veja esta alteração da composição da pauta, como sendo um processo de retorno ao passado, mas me parece ser um equivoco. Ela simplesmente demonstra a força da economia brasileira, algo dificil de ser aceito pela direita civilizada e a esquerda deslumbrada.