quarta-feira, 21 de abril de 2010

Um grande equivoco arquitetonico

Brasilia deve ter lá seu charme e encanto, mas confesso que continuo imune a ambos. Estive na cidade somente uma única vez para um encontro da anpec e não gostei de nada, exceto do local do encontro, a academia de tenis. Longas distâncias, qualidade pessima do restaurante vizinho ao hotel, o fato é que não via a hora de voltar para a civilização.

A longa viagem de onibus - ainda era um mestrando vivendo de bolsa - foi educativa e muito desconfortável, apesar da cia agradável. Lembro apenas da estranha sensação de ver uma cidade aparecer do nada no meio de lugar nenhum. Experiência somente comparável a que teria anos depois quando conheci Las Vegas. Desta vez a estrada era ótima, o carro tinha ar condicionado e a cia, coincidentemente, era a mesma da viagem de onibus a Brasilia.

Para a infelicidade de uma amiga brasiliense de coração e apaixonada pela cidade, acho que a solução para este grande equivoco histórico e arquitetonico seria o retorno ao Rio e convidar o pessoal de Las Vegas pra administrar Brasilia. Essa, alias, parece ser sua real vocação, não encontro motivos para impedir que ela se realize.