quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Sacro Imperio Germano Romano...
Outubro era o mês mais dificil para Espanha e por isto se esperava que o pedido de socorro seria solicitado durante este mês, provavelmente logo após as eleições na Galicia e nos País Basco. No entanto, nada aconteceu e não há nenhuma indicação que o pedido será feito nas próximas semanas. A queda nos rendimentos e a forte demanda pelos seus titulos, resultado da expectativa da inevitabilidade da solicitação de ajuda ao fundo de resgate, reduziu a urgência do pedido, já que o tesouro já conseguiu levantar boa parte dos recursos programados para o corrente ano. E, para surpresa de todos, inclusive deste pobre blogueiro, o fez a um custo menor que o do ano passado. Se lembrarmos que a Alemanha não quer nem ouvir falar em resgate antes das eleições de setembro do próximo ano, não haveria razão para Rajoy tomar qualquer decisão a respeito neste ano.
Enquanto isto , como era esperado, a Grecia conseguiu convencer a troica a conceder mais dois para que ela ela possa alcançar a meta de 4.5%. É uma decisão correta e que deverá tornar a vida dos pobres gregos um pouco menos dura, que, no entanto, implica em levantar mais recursos para cobrir o período adicional. Este é o motivo principal da demora em fechar o acordo, já que é bem conhecida a oposição da Alemanha e aliados em colocar mais recursos na Grecia. Naturalmente, uma solução será encontrada, já que o prazo adicional é uma questão de bom senso e realismo, já que a Grecia dificilmente teria condições de atingir a meta no prazo acordado anteriormente.
Ontem Draghi falou ao Parlamento alemão que, como argumenta um comentarista do FT, é mais uma indicação do papel cada vez mais imperial que a Alemanha assume na União Europeia. Ao que parece o temor da dama de ferro aos poucos vai se tornando realidade: a alemanha é o novo sacro imperio germano romano. A única diferença é que ele nada tem de sacro e muito menos de romano.