quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Midnight Cowboy

Como esperado passou no Senado. Na Câmara baixa será apertado, mas ainda acho que será aprovado. Os democratas tem os votos, mas exigem que ele seja aprovado com um número equivalente ou próximo de deputados republicanos. O plano ainda está longe de ser popular, mas aos poucos, àqueles que já estão sentindo no bolso as consequências do nada fazer, estão mudando de opinião.

Muda alguma coisa? Depende de sua execução, mas ganha tempo. A elevação do seguro dos depósitos bancários para 250 mil reduz – honestamente não sei o quanto - o risco da corrida bancária. A participação acionária nos bancos socorridos é uma excelente idéia e poderá ser o caminho para capitaliza-los. Como por lá ainda há uma grande objeção à intervenção estatal na economia, é difícil saber se será usada com a amplitude necessária.

O impacto sobre o lado real, como já comentado em outros posts, começa a ser sentido. No caso do setor automobilístico, como sabemos, há , também, outro fatores, mas a dificuldade na obtenção de crédito não deve ser subestimada e deverá atingir outros setores, mais rápido que esperávamos. Não se trata, como sabemos, em discutir se entrará em recessão, mas o quanto profunda ela será. Neste, como em outros casos, a gestão adequada da política econômica, uma arte de difícil domínio, faz toda a diferença.

Contudo, ainda estamos longe do “derrumbre” sonhado e esperado por alguns 68 perdidos pelos lados de Perdizes.