Nenhuma surpresa no resultado das eleições americanas: já haviamos cantado a bola em vários posts, assim como a provável consequencia para a política econômica americana. Pacote fiscal dificilmente tem algum futuro em uma camara de deputados com maioria republicana. Uma solução negociada resultará em um conjunto de medidas aquem do necessário. O cenário futuro é preocupante e esta restrito, apenas, a política monetária e medidas de cunho protecionista, que como sabemos, são populares, mas insanas do ponto de vista econômico e perigosas no plano da política internacional.
As medidas adotadas pelo governo Obama, como mencionamos em vários posts, eram insuficientes e apenas evitavam um cenário ainda pior e tinham o agravante de desagradar o eleitorado conservador, sem gerar resultados palpaveis para o eleitorado independente. Quem nasceu para Pepino o Breve, nunca será um estadista e por isto mesmo paga o preço merecido pela falta de coragem política. O problema é que esta conta também será paga por outros paises.
A política de compra de titulos de longo prazo era prevísivel e o único resultado provável é evitar a deflação - que não é pouca coisa - mas não interrompe o inevitável movimento de correção entre ativos e passivos, amplia a guerra cambial e demonstra ser muito difícil alguma proposta de solução do problema por parte do G20. E sem ela nosso olhar deve se direcionar para a terrivel decada de 30 do seculo passado, confirmando que da historia nada se aprende mas, felizmente, ela nunca se repete....