quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Setor externo...


Os dados do setor externo de 2012 deixaram algum analistas espantados: como explicar a boa performance do investimento direto(ID) se o investimento domestico mostrou-se anêmico? É o tipo de comparação que não tem muito sentido, já que os determinantes não são os mesmos. O bom resultado do ID sinaliza confiança na política econômica da atual administração, apesar do pibinho o mercado domestico tem um grande potencial e é exatamente por isto que o país não deixa de atrair ID. A renda cresceu 6% em 2012 e tudo indica que o cenário em 2013 não será muito diferente. Em outras palavras, a chamada nova classe média - os antigos pobres como preferem os criticos da política social do governo - deverá continuar crescendo, incorporando maiores contingentes ao mercado domestico. Neste cenário faz todo sentido continuar investimento no Brasil para aproveitar as oportunidades presentes e, principalmente, pensando na excelente colheita que espera os que estão investimento hoje. Decisão estrategicamente correta para quem tem recursos a disposição e esta habituado a fazer negócios em ambientes em que a intervenção estatal, direta ou indireta, na economia se faz presente com mais força que no Brasil e com uma imprevisibilidade e falta de regras claras que estão longe, muito do longe do que existe por aqui.

Um outro dado que deixou alguns infelizes foi o novo recorde de despesas de brasileiros no exterior. Os brasileiros estão viajando demais, resmungam os conhecidos lideres da direita nacional. O que eles gostariam de confessar, mas, polidamente, declinam de faze-lo é expressar o horror com a presença de brasileiros - antigos pobres - no exterior, em países em que eles conheciam apenas pela tv e que agora tem a oportunidade de visitar in loco. Quem diria, eles descobriram a Europa. É um resultado que deveria ser comemorado: com o aumento da renda um numero maior de brasileiros tem a oportunidade de viajar e conhecer um mundo em que transporte público de qualidade é a norma, assim como respeito a cidadania.

A nossa direita tem um vicio de origem: tem vergonha de ser brasileira e por isto fica infeliz ao encontrar brasileiros passeando pelo velho continente. Era tão melhor quando o roteiro era a velha Florida, que, como todos sabemos, é um lugar a ser evitado e no máximo pode ser usado como ponto de partida para lugares mais civilizados. Ah! estes ex-pobres, o que fazer com eles?