quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

"A perfect storm" ou uma nuvem passageira?

Enquanto a Grecia derrete e países da periferia europeia olham assustados e preocupados com um possível efeito orloff, a Alemanha continua caminhando em sentido contrário, indicando uma resistência surpreendente aos efeitos da crise na vizinhança. O primeiro sinal positivo foi o cenário indicado em pesquisa com gerentes de compra, confirmado com o numero do indíce de confiança, IFO, que subiu pela quarta vez consecutiva alcançando o maior valor desde Julho do ano passado: 109.6 em fevereiro contra 108.3 de janeiro. O otimismo no varejo e na construção cívil demonstram a força da demanda doméstica na dinamica recente da economia alemã. No caso deste último, isto já era esperado, haja vista, o aumento de 5.5.% no preço dos imoveis em 2011. Estes dados parecem indicar que a recessão técnica, não deve-se materializar no próximo trimestre.

Os sinais positivos da Alemanha, podem ser facilmente revertidos, se persistirem a elevação do preço do petroleo em libras esterlinas e em euro. No caso deste último, o preço nesta semana, 93.83 euros, já é superior ao valor alcançado em 2008. Felizmente o preço em dolar, apesar de elevado: 124,48 dolares , ainda se encontra abaixo do pico alcançado em 2008, 147 dolares o barril. No caso do valor em euro, poderá tornar ainda mais complicada a situação de paises em situação anêmica, caso da Espanha e Italia, por ex, e tornar mais dificil uma recuperação da economia da zona do euro. Nos Estados Unidos, alem da questão econômica, poderá impactar fortemente na campanha presidencial, já que é bem conhecida a sensibilidade dos americanos a aumentos no preço da gasolina e do oleo diesel.

O fator preço do petroleo poderá ser somente uma nuvem passageira, porém é um dado novo que não deve ser descartado, em razão da complicada situação na Siria e da retórica beligerante, de mão dupla, no Irã,, para não mencionar o risco real de um ataque preventivo de Israel.