segunda-feira, 9 de junho de 2008

Racionalidade

Racional ou irracional? Como definir estes dois comportamentos? Sabemos não ser nada fácil. Uma aplicação interessante destes dois conceitos aparece em um trabalho do economista Pandélo, segundo reportagem, publicada, na Folha de hoje sobre o comportamento do consumidor em relação ao juro e ao crédito. Na relação entre juros versus demanda, no comportamento racional, ”a demanda desaba se os juros sobem”; no irracional, “a demanda aumenta conforme sobem os juros”. Na relação entre prazo versus demanda, no racional; “demanda aumenta com prazo maior”, no irracional, “ demanda aumenta conforme sobem os juros”.

O resultado, obvio, é que os consumidores estão mais preocupados com o valor das mensalidades e desconhecem o valor da taxa de juros. Naturalmente, quando maior o número de prestações, menor o valor das mensalidades. Neste cenário o aumento da taxa de juros tem pouco impacto sobre o seu comportamento, o que implica afirmar que para reduzir a pressão sobre a demanda é recomendável fazer política de crédito, ou seja diminuir o número de prestações.

O uso dos conceitos de “racionalidade” e “irracionalidade” neste trabalho é um bom indicador da contribuição que uma formação em filosofia, ainda que elementar, pode oferecer não somente a economia, mas tambem, a outras áreas do conhecimento.