sábado, 28 de fevereiro de 2009

Obama, grande bananão e a turma de sempre

O "Budget" apresentado pelo Obama é interessante e, aparentemente, é uma ruptura com o consenso suprapartidario dos anos o "Estado é o problema" . Há, contudo, uma grande dose de otimismo em relação a redução de despesas relacionadas ao esforço de guerra: o Iraque está longe de ser um problema resolvido e o Afeganistão poderá demandar um volume razoável de recursos. Já vi este filme antes.

A boa noticia foi a estatização envergonhada, mas estatização, do Citi. É claro que isto, ainda, não resolve o problema: um novo aporte de capital ainda será necessário. O outro banco zumbi também deverá ter o mesmo destino.

Ontem a noite, no grande bananão, o charlatão - que no passado prognosticava um cenário catastrofico que não se realizou - da Praia Vermelha apresentava, no programa da turma da Praia do Flamengo, a mesma história de sempre: a crise vai levar a economia para o ralo e será muito mais dolorosa que nos países de capitalismo maduro. Roteiro de filme de terror de quinta categoria. Continua pensando com o figado...

Vida inteligente nunca foi o forte entre os que se passam por economistas no QG Anticatólico, mas ultimamente estão conseguindo se superar: de braços dados com a nova direita dançando a valsa do apocalipse... é preciso ter estomago forte...

Li e gostei de parte da análise do Chico de Oliveira na entrevista ao portal Carta Maior. É uma leitura que recomendo. Ele força a barra na leitura marxista da crise( mas tem razão na critica, mas não no elogio, ao francês adorado pela turma de sempre), mas compartilho com ele o otimismo quando a possibilidade desta crise ser a oportunidade para o Brasil dar o pulo do gato e retomar o desenvolvimento econômico, agora, com justica social e outras liberdades essenciais listadas por Sen em sua análise magistral do desenvolvimento econômico.

update: curiosa a capa da revista da velha e da nova direita brasileira: está otimista em relação a crise econômica.seria um indicio de racha na conspiração para eleger o vampiro presidente do grande bananão? é divertido ler a opinião de alguns baluartes do besteirol econômico carioca: o que era vicio vira virtude em momento de crise. so mesmo rindo: o cara palida é exatamente em momentos de crise que descobrimos quem( o que) é realmente virtuoso. que tal ler um pouco de filosofia moral, aristoteles e kant, da pro gasto... ah! tem, também, uma fala que é o maximo da obviedade. de quem seria!!! sim, dela mesma: a destruidora dos corações de economistas mineiros, cariocas e ate um alemão.