terça-feira, 17 de julho de 2012

Dia tranquilo...


O mercado esperava por sinais indicativos de uma nova rodada de QE, mas ouviu, somente uma analise bem negativa - sem nenhum elemento novo - da economia americana e a repetição das promessas contidas na ata do último encontro do FED. Este pobre blogueiro, não está nem um pouco surpreso, já que Bernanke tem demonstrado ser bem cauteloso em suas decisões e, por enquanto, ainda é prematuro uma nova rodada de QE. É preciso dar um tempo, para avaliar os resultados produzidos pela operação twist. Isto pra não mencionar que esta medida poderia piorar ainda mais a relação dele com os colegas do seu partido: os republicanos.
Na Europa, uma boa noticia: a Espanha concordou em oferecer garantia para a parcela finlandesa do empréstimo aos seus bancos. Sem este acordo, bilateral, a Finlandia estava determinada a barrar o empréstimo. Resolvido este obstaculo, provavelmente, na sexta-feira conheceremos maiores detalhes sobre o emprestimo ao bancos espanhois. Por falar em Espanha, ele conseguiu um bom resultado nos leilões de titulos de 12 e 18 meses nesta terça-feira. Os juros do primeiro ficaram em 3.918% contra 5.074% do mês passado e os do segundo 4.242% contra 5.107% do último leilão. A demanda foi boa, mas,infelizmente, composta fundamentalmente pelos seus própríos bancos. Este não é um problema limitado apenas a Espanha e companheiros de infortunios, já que atinge a maioria dos paises da zona do euro. Naturalmente, a Alemanha não faz parte deste clube e continua firme em seu posto de porto seguro para os investidores de diferentes nacionalidades o que traduz-se em rendimentos cada vez menores dos seus titulos soberanos.

No mercado, secundário, de titulos de 10 anos, nada mudou: o da Espanha fechou em 6.78%, spread de 554.48, variação de + 0.08% e o da Italia, ficou em 6.04%, spread de 480.34, variação de +0.04. Quinta-feira a Espanha retorna o mercado com leilão de titulos com vencimento em 2014, 2017 e 2019.