quinta-feira, 26 de julho de 2012

Super Mario...


Draghi lembrou ao mercado e aos jornalistas que " When people talk about the fragility of the euro and the increasing fragility of the euro, and perhaps the crisis of the euro, very often non-euro area member states or leaders, underestimate the amount of political capital that is being invested in the euro" e mandou um recado duro: "Within our mandate, the ECB is ready to do whatever it takes to preserve the euro. And believe me, it will be enough." Ele expressou verbalmente uma ameaça que, dada a reação do mercado, será crível ate a proxima reunião do BCE. Se nenhuma medida for aprovada, a ameaça perderá a credibilidade e voltaremos a estaca zero. Ate lá, ela tem tudo para reduzir o impeto do ataque a Italia e Espanha. O leilão espanhol no dia 02 de agosto, será um bom teste para a reação do mercado que deverá aproveitar o fim de semana para pensar sobre a viabilidade de se traduzir a ameaça em medidas concretas, respeitando a legalidade e o sempre presente risco de veto germanico. Em outras palavras, a volatilidade continua, com o risco de novos picos causados por eventos que no verão acabam ganhando uma dimensão maior que em outros períodos do ano.

A reação do mercado foi rapida.Os titulos espanhois de 2, 3 e 5 anos fecharam em 6.29%, 6.56% e 5.680% respectivamente. O titulo de 10 anos foi negociado a 6.89%,spread de 557.49, variação de -8.70, enquanto que o italiano fechou em 6.07%, spread de 474.74, variação de -8.49. Em outras palavras voltou ao pico anterior: gravitando em torno de 6%, no caso do italiano e 7% o espanhol. Valores, obviamente altos, assim como o são, tambem, os dos titulos de curto prazo, que se mantidos no segundo semestre, poderá alterar o custo do funding que hoje se encontra em 4.1, assim como a média de vencimento dos titulos espanhois e italianos.

Concluindo, a resposta do mercado, parece confirmar a tese que uma ameaça com credibilidade é suficiente para convence-lo que não tem como ganhar a quebra de braço com o Banco Central. Naturalmente, no caso do BCE isto implica em medidas para mante-la crível, já que ele, ao contrário do americano, por ex., tem um grau de liberdade bem menor, para não mencionar o trauma germanico.