quarta-feira, 11 de julho de 2012

Duras, mas necessarias..




Como mencionado na ultima reunião de cupula da união europeia, as contrapartidas para o socorro direto aos bancos seriam duras e foi exatamente isto que foi exigido da Espanha, como atesta o pacote de austeridade anunciado nesta quarta-feira. Não há duvidas quanto ao fato de ser uma exigência e não apenas uma sugestão ao Rajoy. Em outras palavras não há, como no caso da Grecia, visita da troika e tão pouco supervisão e acesso as contas do Reino de Espanha, já que o socorro esta, por enquanto, restrito aos seus bancos, e, por isto mesmo, a humilhação é menor, mas não deixa de ser humilhação. Ela, contudo, não pode ser considerado uma surpresa e tão pouco vingança da Merkel, mas parte do toma lá da cá tipico da dinamica política europeia.

O pacote tem como objetivo poupar 65bilhões de euros ate 2014 e esta longe de ser um conjunto de medidas equivocadas. Muito pelo contrário. Varias delas são corretas. A questão toda é de timming: um ajuste desta magnitude implica, necessariamente, em aprofundamento da recessão, que devera estender-se para o próximo ano, o que torna muito difícil alcançar as metas de deficit fiscal deste e do próximo ano. Entre as medidas vale destacar:
(i) aumento de imposto de valor agregado( IVA normal) de 18% para 21%, IVA reduzido de 8% para 10%. o impacto no consumo deverá se grande e deverá contrair ainda mais a economia.
(ii) corte nos beneficios nos novos pedidos de seguro desemprego. Medida controversa devido ao estado lamentável em que se encontra o mercado de trabalho espanhol, mas que foi implementada em outros países, nos anos 90, para incentivar a procura por trabalho.
(iii) reforma do sistema de aposentadoria. apenas mencionado, sem detalhamento da proposta.
(iv) eliminação dos bonus de natal dos funcionários públicos, incluindo, também, deputados e senadores. no caso dos primeiros o valor será incorporado, a partir de 2015, ao fundo de pensão.
(v) redução no numero de faltas abonadas, ou seja, dias livres dos funcionários públicos e, também, dos representantes sindicais. Corretas, naturalmente.
(vi)corte de 30& no numero de representantes municipais( camara de vereadores), transparência no valor do salário pago aos prefeitos e maior controle sobre o orçamento dos muncipios.
(vii) corte de 20% na subvenção aos partidos políticos, sindicatos e organizações empresariais
(viii) redução do numero de empresas estatais. lei-se retomada do processo de privatizações.

O mercado, como era de se esperar, gostou do pacote, como podemor inferir pela queda nos juros do benchmark espanhol para 6.55%, spread 527.39(-3.43%), com impacto no italiano que fechou em 5.80%, spread 452.75(-3.43%).

Em sintese, são medidas que colocam a Espanha no caminho das reformas implementadas pelos países do norte europeu nos anos 90 e que são responsáveis pelo bom estado de suas economias. Elas são duras e aprofundam a recessão e por isto pode se argumentar não ser este melhor momento para coloca-las em pratica, mas, por outro lado, não fosse a situação tragica da economia espanhola, jamais seriam implementadas.