terça-feira, 18 de setembro de 2012

... Ainda nas cordas...



Continua a lenga, lenga espanhola em relação ao pedido de socorro junto ao fundo de resgate. Rajoy, aparentemente, deverá solicitar o "precautionary", que tem menos condicionalidades, mas, em se tratando desta estranha figura, há sempre um mas: ele esta de olho das eleições do dia 21 de outubro que inclui, em outras regiões, a sua querida Galicia natal. Enquanto espera, seu ministro da fazenda, prepara um plano de ajuste que, ao que tudo indica, deverá conter exatamente aquele que será exigido quando a Espanha, finalmente, pedira agua. Poderá, então, argumentar que não há razão alguma para novas medidas e tão pouco para colocar sua economia sobre a supervisão da troica. O problema é que, por enquanto, ninguem está disposto a abrir do trabalho sujo dos três porquinhos.

Rajoy, naturalmente, joga com o fato que ele não é unico desconfortável com o pedido de socorro, ainda que na opção menos dolorosa. Merkel, as vesperas da eleição, não quer nem ouvir falar na possibilidade de solicitar recursos junto ao parlamento alemão para socorrer a Espanha. Conseguir os votos necessarios não sairia nenhum pouco barato, já que este tipo de politica não é exatamente popular e menos ainda em perioodo eleitoral.

O melhor seria deixar como está e continuar empurrando coma barriga. So falta combinar com mercado que, como podemos inferir pela evolução dos rendimentos dos titulos de curto prazo, continuar pressionando e apostando no pedido de socorro. Os juros nos leilão desta terça, ficaram abaixo do realizado em 21 de Agosto: 2.84% contra 3.07% para o título de 12 meses e 3.07% contra 3.35% do titulo de 18 meses. A procura foi boam, mas levemente abaixo do último leilão. Esperava-se, juros bem menores depois da reunião do ECB e não foi o que aconteceu. No mercado secundário, o titulo de 2 anos que no dia 10 deste mês era negociado por 2.88%, fechou nesta terça feira em 3.330% e o de 10 anos 5.896%. Quinta-feira tem leilão de titulos de 10 anos e ai será possível colher maiores informações sobre o estado de animo do mercado em relação a Espanha.