segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Semana decisiva...



Aproveitei o fim de semana prolongado para rever a terra natal, Birigui, grande polo de produção de calçados infantis, no noroeste paulista. A Rondon é um tapete que lembra as boas estradas do velho continente. Infelizmente o limite de velocidade é baixo: 110 km. Poderia muito bem ser 120km

É uma cidade pequena - cerca de 110 mil habitantes - bem arborizada, ótimas sorveterias e, aparentemente, muito prospera. Alias, é interessante como a riqueza parece ter-se deslocado para o interior, onde a qualidade de vida é sem dúvida melhor. Foi bom rever os amigos e parentes e verificar que a crise por lá não chegou e que ela é testemunha de um novo Brasil mais justo que aos poucos vai sendo construido.

Não tive tempo de acompanhar a reação do mercado ao plano anunciado pelo Draghi na quinta, mas segundo o FT a reação da midia alemã foi histerica. Mas o mercado sem dúvida gostou, apesar de ainda manter-se ansioso a espera da corte constitucional teutonica que poderá jogar M. no ventilador. Não acredito ser o caso, mas a reação da midia e pesquisa sobre a opinião dos alemães sugerem que a visão sobre a ajuda ao sul da europa não é nada popular e, pior ainda, vistos como vagabundos vivendo a custa do suor dos alemães e aliados. Filme complicado, que no passado, não produziu nada de bom, a diferença é que naquela ocasião o lugar dos mediterraneos era ocupado pelos alemães. Ironias da historia.

Neste primeiro dia de um semana de decisões importantes n velho continente e no Imperio, os titulos espanhois e italianos de 10 anos fecharam em 5.704% e 5.183%, enquanto o de 2 anos foi negociado a 2.887% e 2.321%.