sexta-feira, 27 de abril de 2012

Nada de novo front...



Não é pessimismo exagerado afirmar que a economia espanhola vai ficar muito pior, antes de apresentar sinais de melhora. O desemprego está em 24.4%, atingindo 52% da força de trabalho abaixo dos 25 anos. Entrando em mais uma recessão que deverá ser profunda devido a politica de austeridade, recebeu um presente adicional da S&P: rebaixamento para "triple B plus". Dificilmente este será a última queda. Neste cenário não é de estranhar o patamar do yield do benchmark nesta sexta feira, 5.97%. Preocupa, também, a situação dos seus bancos. É um conjunto de más noticias que mantem a Espanha na marca do penalti.

A situação terrivel da economia espanhola, impacta negativamente sobre a italiana, como atesta o resultado do leilão de divida pública nesta sexta feira. O yield do benchmark alcançou 5.84%, contra 5.24% do leilão de marco e 5.72% no mercado secundário. É bem menos preocupante que a espanhola, mas a contaminação poderá criar uma situação de profecia auto-realizada nos dois países. O risco na italia, por enquanto é baixo, já na Espanha é alto.

No Imperio o crescimento foi menor que o esperado pelos otimistas de plantão, mas não por este pobre blogueiro. A recuperação tem sido anemica com momentos que lembra a falsa recuperação de um moribundo.