quarta-feira, 16 de maio de 2012

Esperando por Junho...



...A pressão dos lideres da comunidade europeia sobre a elite política grega ganhou um dimensão ainda maior e mais forte com o pronunciamento do Barroso, um dos maiores defensores da causa grega em Bruxelas: ficar ou sair da comunidade europeia é a opção colocado ao eleitorado grego nas eleições de junho. A opção refutar a austeridade e a zona do euro, mas permanecer na comunidade européia esta definitivamente descartada. A eleição é um referendo sobre a comunidade europeia e não sobre as medidas de austeridade. No caso do eleitorado escolher o partido/coalizão contrária a austeridade e se ele manter-se fiel ao seu eleitorado e mantiver a oposição as medidas de austeridade, o impensavel será uma realidade: o convite para a Grecia deixar a comunidade... A probabilidade disto ocorrer é pequena, haja vista, que a maioria do eleitorado grego - algo como 3 em 4 eleitores -não tem a menor intenção de abandonar a comunidade europeia. Se a estratégia vai dar certo só o tempo dirá, mas a minha aposta é que o eleitorado e ou a coalizão/partido contras as auteridades vão acabar cedendo.

Enquanto isto, continua os faniquitos, com o benchmark alemão atingindo 6.5%, fechando em 6.3% e o italiano em 5.83%, e o spread do primeiro em relação ao espanhol na casa dos 500 pontos base. Já o francês continua estável. O grande teste para a Espanha será o leilão de titulos de curta prazo nesta quinta-feira.

A volatilidade deverá manter-se até as eleições de junho, mas poderá ser menor caso as pesquisas eleitorais indiquem mudanças no resultado das eleições gregas...