sexta-feira, 4 de maio de 2012

Noticias do Imperio...


Os números do mercado de trabalho americano confirmam, mais uma vez, a avaliação deste pobre blogueiro a respeito da anêmica recuperação da economia americana. Foram criados 115.000 novos postos de trabalhos, quando o esperado era cerca de 160.000, como o número será revisado, e tomando como parametro a revisão dos números de fevereiro e março - que adicionou mais 53.000 mil postos de trabalho - não é improvável que ele fique próximo do valor esperado pelo mercado. Contudo, isto não não altera o aspecto mais importante do mercado de trabalho no Imperio: o mumero de adultos na força de trabalho continua em queda, tendo alcançado o valor de 1981, 63.6%, o que torna pouco relevante a queda no desemprego, 8.1% contra 8.2% do mês passado. Em outras palavras, aumentou o numero de americanos sem esperança de encontrar emprego o que implica afirmar que não se trata, apenas, de desemprego criado pelo ciclo de negócios, mas algo mais grave, desemprego estrutural. Como não se sente encorajado a procurar emprego, tende a ficar um período mais longo fora do mercado de trabalho o que, por sua vez, torna o seu retorno ainda mais difícil, já que ficará desatualizado em relação ao conhecimento requerido pelo mercado de trabalho.

Infelizmente os números não são ruins o suficiente para, justificar, a adoção de um nova rodada de QE, em um ambiente político fortemente polarizado em razão da eleição presidencial. Isto reduz o grau de liberdade do policy maker na área fiscal e na monetária. Bernanke deverá esperar por novos dados para tomar qualquer decisão,mas, minha aposta é em nova rodada de afrouxamento monetário(QE).

No grande bananão, a reação da velha e da nova direita à mudança na remuneração da poupança foi, como esperado, negativa, merecendo destaque a manchete do Jornal da Ditranda, cuja especialidade parece ser transformar noticia boa em tragedia nacional.E pensar que o diretor de redação, quando jovem, já foi um homem de esquerda e esperança de uma imprensa renovada a serviço do Brasil.