quinta-feira, 31 de maio de 2012

Um cenário nada roseo....


Dia tranquilo na zona do euro, com os juros dos títulos italianos e espanhois de 10 anos estabilizados em 5.89% e 6.53%, respectivamente. A proposta espanhola de usar os fundos do ESM para recapitalizar os bancos em dificuldades, recebeu o apoio do Draghi, BCE, e do Visco do Board do BCE e Presidente do Bacen italiano. Merkel continua se opondo a tese, mas me parece que sua posição poderá tornar-se instustentável, caso a Espanha obtenha o apoio de pesos pesados externos - FMI e governo americano - e dos parceiros da zona da euro, França, por ex. Draghi, também, manifestou ser favorável retirar do controle nacional a supervisão dos bancos, haja vista, a experiência ter demonstrado a dificuldade, imensa, dos países em conhecer a real situação dos seus bancos, levando a sequência de declarações de um cenario roseo, seguida de reconhecimento que o buraco era muito maior do que imaginava. O resultado tem sido ansiedade crescente, com impacto negativo sobre a credibilidade do sistema bancário de países em dificuldades. A proposta é boa e, se excluirmos a provável oposição britânica, não deverá encontrar forte oposição.

Enquanto isto, no Império, as noticias não são nada boas, ainda que longe de apocalípticas, e confirmam o estado anêmico da sua economia. O PIB, anualizado, do primeiro trimestre foi revisado pra baixo: 1.9% contra 2.2%, aumento nos pedidos de seguro desemprego e resultado abaixo do esperado na criação de empregos no setor privado. Vai se desenhando um cenário bem conhecido nos últimos anos: as perspectivas positivas do inicio do ano são revertidas e a economia retorna ao seu comportamento cambaleante. Este ano, tudo indica, não será diferente o que poderá colocar em risco a reeleição do Obama.

Já no grande bananão, mas uma rodada de corte nos juros que deverá ser mantida nas próximas reuniões, levando a taxa para o histório 7,5%. A aposta do Bacen, por enquanto está dando certo, mas o cenário internacional esta longe do cenário catastrofico por eles desenhado em agosto de 2011.