sexta-feira, 11 de julho de 2008

Cai o pano...

Privatização, corrupção e poder crescente dos oligarcas. Estes são temas recorrentes no debate político na atual Rússia e finalmente, aparentemente, retomam o seu devido lugar na agenda política brasileira. Este é um lado da privatização que todos preferem esquecer, mas presente nas privatizações de vários países, inclusive aqueles com uma solida base institucional. Naturalmente, em países, em que a institucionalidade é frágil, o cenário é mais desolador e a infecção mais disseminada.

Pode-se, naturalmente, argumentar que o “affair” que ocupa o noticiário político e policial não esta diretamente relacionado às privatizações do governo pretérito. Esta linha de argumentação equivale a acreditar na existência de fadas e do papai noel. Mas, nestes trístes trópicos, o cinismo não parece ter algum limite. Dai tudo é possível...

O “affair” tem um aspecto positivo e didático ao mostrar que nem todos recebem o mesmo tratamento nesta nossa republica de bacharéis, do você sabe com quem esta falando?