sábado, 5 de julho de 2008

O Napoleão de Hospício

O Napoleão de Hospício ataca de novo e culpa os heterodoxos pela hiperinflação brasileira. É, naturalmente, um exagero, afinal nem todo economista heterodoxo, por definição, é igual. Alem do mais, nunca é demais lembrar os professores do nosso Napoleão foram colegas de Governo da turma que ele culpa pela hiperinflação. A pouca atenção a questão fiscal, naquele período, não era exclusividade de Barão Geraldo e alhures. Ela também não era campeã de audiência na Gávea.

Para um historiador econômico, de algum talento, diga-se de passagem, ele não mostrou muita habilidade ou criatividade ao escrever a história do período. Contudo, ele tem razão ao criticar a turma do IPEA e alhures, assim como o Governo por não dar a devida atenção a política fiscal.

Aprender com erros é uma virtude que esta turma não possui. Não é por outra razão que eles ainda continuam no time B e não conseguem alterar e nem influenciar a agenda da política econômica brasileira. Isto. naturalmente, não implica afirmar que a política econômica da turma da Gávea seja la grande coisa, somente que ela é menos danosa ...